sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Propostas práticas

Como o próprio nome já diz, tratam-se das reivindicações imediatas e, em especial, dos estudantes do curso de Direito .

Podem ser conseguidas com a mobilização desses próprios acadêmicos organizados no CA.

Algumas delas dizem respeito ao DCE (Diretório Central dos Estudantes), pois embora sejam imediatas, abrangem um número maior de acadêmicos que os do curso de Direito. Independente disso é papel do CA discutir com o DCE a viabilidade de uma mobilização mais ampla para a garantia do direito.

Além disso, trabalhamos com a prática de objetivo e resultado. Meta traçada deve ser cumprida.

No início do ano de 2011, convocaremos novamente uma assembleia geral com todos os estudantes para que possamos dar prosseguimento ao que foi discutido e encaminhado neste final de ano. Novas assembleias ordinárias serão feitas de 45 em 45 dias até a assembleia de setembro de 2011 que elegerá a comissão eleitoral para a mudança de gestão.

São várias as propostas. Há uma breve explicação abaixo das mesmas e após estas, os encaminhamentos dados pela assembleia.


Solicitação de sala para sede do Centro Acadêmico;

Os acadêmicos não podem ficar à mercê da sorte para encontrar os membros do CA pelos corredores. É direito dos estudantes e dever da Univille que se estabeleça um espaço para instalação do Centro Acadêmico no curso.

Encaminhamento: Solicitaremos providências do Departamento já para o início de 2011.

Ampliação e renovação dos livros da Biblioteca;

É uma vergonha o que se vê quando se precisa do acervo de livros de Direito da biblioteca da Univille.

Os livros são peça fundamental na qualidade de ensino e representam grande fonte de pesquisa, em especial, no curso de Direito. Escassez de exemplares, livros desatualizados, falta de variedade. Isso não pode continuar. Precisamos mudar esta realidade!

Encaminhamento: Faremos um estudo sobre o acervo e discutiremos a necessidade dos livros junto aos acadêmicos e professores. Feito isto, solicitaremos a compra dos livros necessários ao Departamento.

Acesso à internet em todas as salas;

Esta é uma reclamação antiga dos acadêmicos. Embora seja permitido o uso de computadores nas aulas e este uso tenha se difundido, nem todas as salas possuem sinal de internet sem fio.

Algumas turmas chegaram ao cúmulo de angariar fundos para comprar um modem roteador para a sala. Não podemos no sujeitar, com valores tão altos de mensalidades, a este tipo de situação. Um modem roteador não custa mais do que cem reais, sem levar em consideração que existem alternativas para resolver o problema.

Encaminhamento: Discutiremos com o departamento uma alternativa para a resolução deste problema e, em seguida, solicitaremos a compra dos equipamentos já para o início de 2011.

Elaboração, junto ao Departamento, de uma semana acadêmica;

É inadmissível o curso de Direito da “Universidade da Região de Joinville” não tenha uma semana acadêmica de grande abrangência. É inadmissível que a Univille, com toda a sua estrutura, não possa, por exemplo, trazer um nome de peso para palestrar para os acadêmicos do curso.

Encaminhamento: Discutiremos com o departamento a ideia para que tenhamos uma semana acadêmica do curso já no segundo semestre de 2011.

Gratuidade das atividades extracurriculares promovidas pelo departamento;

Pagar mais de setecentos reais de mensalidade e ter de cumprir as famigeradas “horas extracurriculares” para a conclusão do curso é a realidade da maioria dos acadêmicos.

Temos vários professores de ótima bagagem acadêmica que poderiam muito bem nos ajudar nesta tarefa. Entretanto, quando surge a iniciativa de realizar uma atividade deste teor ela é paga?

É o caso do “Conbate”, atividade realizada com os professores da Univille e que, além de não acontecer nos períodos matutino e noturno, cobra taxa de inscrição para participação.

Não defendemos que o professor deixe de receber as horas por ministração de cursos. Defendemos que a Univille arque com as despesas!

Encaminhamento: Discutiremos com o departamento a ideia para que já no ano de 2011 tenhamos, além desta, várias outras atividades sem ônus para os estudantes que já pagam tão caro para estudar.

Criação de diretorias para assuntos diversos: Educação, cultura, esportes, eventos;

Como já dito, a diretoria executiva do CADU é muito pequena: apenas seis membros. Além de não conseguir avançar nas reivindicações sem a ajuda do coletivo dos estudantes, mesmo somente organizar todas as tarefas do CADU já é uma atividade bastante pesada.

Precisamos dividir responsabilidades, discutir ideias ampliar a força de organização do CADU.

Encaminhamento: Desde já, todos que se identificam com a nossa política são bem vindos a incorporar a diretoria plena do CADU. Entretanto, nosso compromisso firmado em assembleia é já na primeira assembleia de 2011 instituir o CRT (Conselho de Representantes de Turma) juntamente com as demais diretorias.

Promoção e incentivo de atividades extracurriculares com temas pertinentes aos acadêmicos: Palestras, filmes, discussões, seminários, debates...

Embora seja papel do Departamento promover este tipo de atividades, nada impede que o Centro Acadêmico também as promova.

Encaminhamento: Como prova disso, já neste dia 23/11 estaremos realizando uma atividade com tema de bastante relevância para os acadêmicos de direito. Mais informações, em breve, no blog. Para o ano de 2011, formaremos um calendário que será apresentado ao departamento para que os estudantes sejam liberados da aula nos dias de palestra.

Manutenção dos computadores das salas de aula;

Alguns acadêmicos nos questionaram a respeito da lentidão dos computadores usados pelos professores e o transtorno que isto causa no desenvolvimento das aulas.

Encaminhamento: Discutiremos o problema com o departamento para que não persista em 2011.

Gratuidade do uso da quadra de esportes da Univille;

Segundo estudantes que compareceram à assembleia, se os estudantes desejam utilizar as dependências da Univille para praticar uma atividade de cunho recreativo, jogar futebol na quadra da Univille, devem pagar uma taxa. Segundo os mesmos, o motivo da cobrança reside na alegação de que o dinheiro serve para a manutenção da quadra. E não existe previsão no orçamento para este tipo de coisa? Se não existe, é no mínimo estranho. Se existe, estamos pagando duas vezes!

Encaminhamento: Embora, em razão da sua abrangência, esta seja uma tarefa do DCE, vamos averiguar a situação e discutir com o DCE para exigirmos o fim desta taxa.

Gratuidade da Carteirinha do Estudante

Esta é uma discussão complicada e também de competência do DCE.

Primeiramente, o direito à meia entrada não está condicionado ao estudante ter ou não a carteirinha. Opta-se por ela por uma questão de comodidade. Ninguém gosta de ficar andando com o boleto da mensalidade pra lá e pra cá. Sem contar que, os alunos inadimplentes volta e meia tem de passar pelo constrangimento de apresentar os boletos que não estão pagos em dia para ir ao cinema, por exemplo.

Sobre o tema, levantamos um questionamento: Por que a carteirinha da biblioteca não vem datada? Qual o real impacto financeiro que isto realmente causaria à Univille pela renovação anual de uma carteirinha que, se extraviada, pode ter sua segunda via retirada gratuitamente pelo estudante?

Outra discussão que se levanta é a independência financeira do DCE.

Se a obtenção de uma outra carteirinha fosse gratuita, mas a entidade discutisse com o estudante a necessidade da independência financeira do DCE e pedisse o valor da carteirinha a título de contribuição para a manutenção da entidade (como uma filiação a um sindicato), tal entendimento nos pareceria, num primeiro momento, lícito.

O que não dá é pra pagar pra se ter um direito. O direito à meia entrada é um direito de todos os estudantes. A partir do momento em que se precisa pagar para tê-lo, o direito se resume a quem tem dinheiro para custeá-lo. Isto somos contra!

Encaminhamento: Vamos discutir com o DCE a solução deste problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário