segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O aumento das mensalidades e a Federalização da Univille


*Por Daison Roberto Colzani

O ano inicia e mais uma vez nos deparamos com o reajuste no valor das mensalidades. Ao mesmo tempo lemos e escutamos novas discussões sobre a possibilidade de Federalização da Univille. Nos dois casos o principal interessado e prejudicado ou beneficiado é o estudante.

Todos os anos o reajuste das mensalidades é pautado. São utilizadas as mais diversas justificativas para o reajuste, que sempre é aprovado no fim do período letivo, época em que os estudantes já não estão mais na universidade, pois está iniciando o período de recesso escolar.

A federalização tem uma lógica um pouco diferente, porque muito embora em alguns momentos a discussão seja abafada, atualmente até mesmo aqueles que outrora a criticaram são seus fiéis defensores.

Uma breve pesquisa nos mostrará que durante a gestão “DCE é pra lutar!” essa foi uma de suas bandeiras de luta nos anos de 2004-2005, e mesmo antes de dirigir o DCE já havia um movimento impulsionado por aquela força. Esta mesma pesquisa revelará que determinados personagens que hoje defendem a federalização, já foram em momentos anteriores seus críticos.

Agora vivemos uma nova situação, esta em que temos algumas universidades em adiantado processo de federalização e isso deu um novo fôlego à luta.

É necessário que a discussão seja feita de maneira muita clara, seja sobre o reajuste das mensalidades, seja sobre a federalização. Os estudantes são os principais atingidos por estas medidas. O aumento das mensalidades, ano após ano, exclui centenas de jovens do ensino superior e dessa forma arrancada a possibilidade de qualificação e o direito a um futuro digno. Os reajustes sempre têm como base outros reajustes, porém basta uma breve reflexão sobre o assunto e poderemos perceber o desequilíbrio entre o reajuste nas mensalidades e o aumento no salário ou o reajuste na tarifa do transporte coletivo.

É hora de encerrar esse ciclo e para isso precisamos combater e barrar essas medidas. Para isso precisamos intensificar a discussão sobre a federalização da Univille, para que todos tenham acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Desde já chamamos você para fazer parte desta luta.


________________________________________
* Daison é atualmente acadêmico do 1° ano do curso de Ciências Contábeis da Univille.
Foi diretor do DCE, no ano de 2005, membro da gestão DCE é pra lutar!, quando cursava Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário